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TRADE MARKETING NA ERA DIGITAL


Como aproveitar esse universo virtual para alavancar seu Trade?

Para iniciar nossa conversa, vamos combinar que esse papo de que o Trade Marketing é assunto novo no Brasil já era… Sabemos que nos EUA e Europa a área já é bem desenvolvida, e aqui também já passamos do descobrimento e temos ainda muito a explorar, inclusive na imensidão dessa era digital.

Estamos vivenciando uma revolução nos hábitos de consumo, encadeada pela diversificação dos canais e plataformas online, somada ao frenético movimento de dispersão das pessoas, principalmente nesses meios digitais, onde elas mudam de ambiente em questão de segundos e podem ter tudo o que desejam ali, facilmente, no mundo virtual.

No mundo físico, o Ponto de Venda (PDV) também tem sofrido impacto e está cada vez menos sendo visitado, e, quando isso acontece, a visita tende a ser rápida e objetiva. Isso quer dizer que a estratégia de vendas nos PDVs também precisa ser adaptada a esse novo perfil de consumidor.

Nos últimos anos, o digital vem tomando um caminho muito direcionado no Brasil. E o marketing, para acompanhar essa evolução, vem se reinventando. Diversas empresas estão surgindo e formando uma rede de serviços estratégicos de automação de marketing, produção de conteúdo, gestão e muita inteligência por meio do Inbound e Content Marketing.

Analisando todo esse cenário, paramos para refletir:

  • Como as empresas estão inserindo o Trade Marketing nessa jogada de forma inteligente?

  • Como os profissionais de Trade Marketing estão agindo para que suas áreas e estratégias de Trade não parem no tempo e andem em linha com o mundo digital?

O momento intima a ir além das tradicionais técnicas de marketing. E, para ajudar você nessa evolução, resolvemos destacar cinco dicas que podem melhorar o seu Trade Marketing nessa era digital. Confira:

5 DICAS PARA MANTER SEU TRADE MARKETING AQUECIDO NESSA ERA DIGITAL:

Diagnóstico matador

Entenda a cultura da sua empresa e do seu cliente identificando se ele está conectado!

Se o seu público interno ou seus clientes estão inseridos no mundo digital – o que provavelmente estão – todo o resto também deve estar! Isso quer dizer que se as pessoas estão online, é lá que se deve investir.

Trata-se de conhecer a cultura atual para ver o que pode ser aproveitado ou levado para o digital. Quer um exemplo? Veja se o seu público alvo está presente nas redes sociais e quais são essas redes, para daí analisar se uma campanha pode ser estendida até lá com impacto compensador.

Conteúdo é rei… No Trade Marketing também! Dizem que no Marketing Digital o “conteúdo é rei”… Verdade ou não, sabemos que entregar conteúdo para as pessoas é fundamental para que elas se identifiquem com a sua marca. E em Trade Marketing não é diferente.

É preciso envolver as pessoas para que se tenha adesão aos projetos, por isso, procure criar campanhas que transgridam os comunicados chatos e cobranças por metas. Entregue conteúdo rico, que agregue valor a esse público, e que, no final, gere identificação pessoal com a sua proposta. Dessa forma, terá uma campanha eficiente…

Não se esqueça de que seu conteúdo deve estar estritamente alinhado com a Proposta de Valor que você deseja entregar aos seus Clientes.

Proposta de Valor é um dos componentes estratégicos que sempre fará a diferença, independentemente de você focar no mundo físico ou no mundo virtual. Proposta de Valor é a promessa que você entregará ao seu cliente – e deve ser tão relevante para ele – que será o seu maior fator de diferenciação vis-à-vis seus competidores. Portanto, invista em conhecer seu cliente e desenhe para ele Propostas de Valor que sejam poderosas e diferenciadoras.

Propostas de Valor diferentes para clientes diferentes. Estudar seus clientes e segmentá-los de forma apropriada é um dos melhores investimentos que você poderá fazer. Cada grupo de clientes requer uma diferente Proposta de Valor, que, claro, deverá sempre estar alinhada com sua Proposta de Valor geral.

A quinta dica é um segredo que só vamos contar para você: Entretenimento!

É fato que a maioria das pessoas está inserida em algum tipo de rede social ou simplesmente navegando em blogs e sites para buscar entretenimento. Então, a dica é simples: use entretenimento para aumentar a adesão das suas campanhas; seja com vendedores, promotores, consumidores ou shoppers!

Dê às pessoas o que elas querem e aumente a sua ‘audiência’…

* artigo publicado no site "http://enjoytrade.com.br/

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